quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Semana de Arte Moderna - 1922

MÚSICA



Com forte influência européia e o nacionalismo iniciado por Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos traz para a Semana de Arte a música erudita modernista. Villa-lobos procurava, desde 1915 em seus concertos, provocar rupturas com as formas harmônicas convencionais.

Em sua apresentação, trouxe composições de 1914 a 1921 que misturavam a música romântica e a moderna. No romantismo, a música descritiva, permeada por temas, tendo como principal influência Carlos Gomes. No Modernismo procurava o oposto, a música em sua essência e sem conceitos.

A novidade confundia os críticos, alguns elogiavam e outros criticavam, o que se via era uma confusão que misturava conceitos e preconceitos. Encontravam-se perdidos em como classificar aquele novo estilo musical.

Villa-Lobos pela primeira vez realiza a mistura do erudito com o popular brasileiro, influenciado pelo francês Darius Milhaud. Mistura adotada, posteriormente, pela literatura e as artes plásticas.

A obra de Villa-Lobos não foi a única apresentada durante a Semana. Obras dos compositores franceses Claude Debussy e Eric Satie foram interpretadas, respectivamente, por Guiomar Novaes e Ernani Braga. Braga também interpretou uma obra de Villa-Lobos: A fiandeira.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL DURANTE A SEMANA

1. Sonata II de violoncelo e piano - (1916)

a) Allegro moderato;

b) Andante;

c) Scherzo;

d) Allegro Vivace sostenuto e finale.

Alfredo Gomes e Lucília Villa-Lobos.


2. Trio Segundo: violino, violoncelo e piano - (1916)

a) Allegro moderato;

b) Andantino calmo (Berceuse-Barcarola);

c) Scherzo-Spiritoso;

d) Molto allegro e finale.

Paulina d'Ambrósio, Alfredo Gomes e Fructuoso de Lima Vianna.



3. Solos de piano: Ernani Braga:

a) (1917): "Valsa mística" (da Simples Coletânea);

b) (1919): Rodante (da Simples Coletânea);

c) (1921): A fiandeira.


4. Otteto - (Três danças africanas):

a) "Farrapos" - ("Danças dos moços") - 1914;

b) "Kankukus" - ("Danças dos velhos") - 1915;

c) "Kankikis" - ("Danças dos meninos") - 1916.

Violinos:Paulina d'Ambrósio e George Marinuzzi.

Alto:Orlando Frederico.

Violoncelos:Alfredo Gomes, Basso, Alfredo Carazza.

Flauta: Pedro de Vieira;Clarino:Antão Soares.

Piano: Fructuoso de Lima Vianna.



5. Solos de piano: Guiomar Novaes:

a) E. R. Blanchet: Au jardin du vieux Serail (Andrinople).

b) H. Villa Lobos: O Ginête do Pierrozinho.

c) C. Debussy: La soirée dans granade.

d) C. Debussy: Minstrels.


6. Canto e piano

Frederico Nascimento Filho e Lucíllia Villa Lobos

1919 - a) Festim Pagão.

1920 - b) Solidão.

1917 - c) Cascavel.




7. Quarteto Terceiro (cordas 1916)

a) Allegro giusto.

b) Scherzo satirico (pipocas e patócas).

c) Adagio.

d) Allegro con fuoco e finale.

Violinos: Paulina d'Ambrósio - George Marinuzzi.

Alto: Orlando Frederico.

Violoncelo: Alfredo Gomes.


8. Trio Terceiro - violino, violoncelo e piano - (1918)
a) Allegro con moto;

b) Moderato;

c) Allegretto spiritoso;

d) Allegro animato.

Paulina d'Ambrósio, Alfredo Gomes e Lucília Villa-Lobos.


9. Canto e piano: Mario Emma e Lucília Villa Lobos.

Historietas de Ronald de Carvalho (1920)

a) "Lune d'octobre";

b) "Voilà la vie";

c) "Jois sans retard, car vite s'ecoule la vie".


10) Sonata Segunda - violino e piano - (1914)
a) Allegro non troppo;

b) Largo;

c) Allegro rondó - Prestissimo finale.

Paulina d'Ambrósio e Fructuoso Vianna

11. Solos de piano: Ernani Braga:
a) "Camponesa Cantadeira" - (da Suite Floral) - 1916.

b) "Num berço encantado" - (da Simples Coletânea) - 1919.

c) Dança infernal - 1920.


12) Quarteto Simbólico - Impressões da vida mundana) - flauta, saxofônico, celesta e harpa ou piano.

Com femininas em coro oculto - (1921)

a) Allegro non troppo;

b) Andatino;

c) Allegro, finale.

Pedro Vieira, Antão Soares, Ernani Braga e Fructuoso de Lima Vianna.




Laenny christy Monteiro N°21, 3°MD

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