MÚSICA
Com forte influência européia e o nacionalismo iniciado por Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos traz para a Semana de Arte a música erudita modernista. Villa-lobos procurava, desde 1915 em seus concertos, provocar rupturas com as formas harmônicas convencionais.
Em sua apresentação, trouxe composições de 1914 a 1921 que misturavam a música romântica e a moderna. No romantismo, a música descritiva, permeada por temas, tendo como principal influência Carlos Gomes. No Modernismo procurava o oposto, a música em sua essência e sem conceitos.
A novidade confundia os críticos, alguns elogiavam e outros criticavam, o que se via era uma confusão que misturava conceitos e preconceitos. Encontravam-se perdidos em como classificar aquele novo estilo musical.
Villa-Lobos pela primeira vez realiza a mistura do erudito com o popular brasileiro, influenciado pelo francês Darius Milhaud. Mistura adotada, posteriormente, pela literatura e as artes plásticas.
A obra de Villa-Lobos não foi a única apresentada durante a Semana. Obras dos compositores franceses Claude Debussy e Eric Satie foram interpretadas, respectivamente, por Guiomar Novaes e Ernani Braga. Braga também interpretou uma obra de Villa-Lobos: A fiandeira.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL DURANTE A SEMANA
1. Sonata II de violoncelo e piano - (1916)
a) Allegro moderato;
b) Andante;
c) Scherzo;
d) Allegro Vivace sostenuto e finale.
Alfredo Gomes e Lucília Villa-Lobos.
2. Trio Segundo: violino, violoncelo e piano - (1916)
a) Allegro moderato;
b) Andantino calmo (Berceuse-Barcarola);
c) Scherzo-Spiritoso;
d) Molto allegro e finale.
Paulina d'Ambrósio, Alfredo Gomes e Fructuoso de Lima Vianna.
3. Solos de piano: Ernani Braga:
a) (1917): "Valsa mística" (da Simples Coletânea);
b) (1919): Rodante (da Simples Coletânea);
c) (1921): A fiandeira.
4. Otteto - (Três danças africanas):
a) "Farrapos" - ("Danças dos moços") - 1914;
b) "Kankukus" - ("Danças dos velhos") - 1915;
c) "Kankikis" - ("Danças dos meninos") - 1916.
Violinos:Paulina d'Ambrósio e George Marinuzzi.
Alto:Orlando Frederico.
Violoncelos:Alfredo Gomes, Basso, Alfredo Carazza.
Flauta: Pedro de Vieira;Clarino:Antão Soares.
Piano: Fructuoso de Lima Vianna.
5. Solos de piano: Guiomar Novaes:
a) E. R. Blanchet: Au jardin du vieux Serail (Andrinople).
b) H. Villa Lobos: O Ginête do Pierrozinho.
c) C. Debussy: La soirée dans granade.
d) C. Debussy: Minstrels.
6. Canto e piano
Frederico Nascimento Filho e Lucíllia Villa Lobos
1919 - a) Festim Pagão.
1920 - b) Solidão.
1917 - c) Cascavel.
7. Quarteto Terceiro (cordas 1916)
a) Allegro giusto.
b) Scherzo satirico (pipocas e patócas).
c) Adagio.
d) Allegro con fuoco e finale.
Violinos: Paulina d'Ambrósio - George Marinuzzi.
Alto: Orlando Frederico.
Violoncelo: Alfredo Gomes.
8. Trio Terceiro - violino, violoncelo e piano - (1918)
a) Allegro con moto;
b) Moderato;
c) Allegretto spiritoso;
d) Allegro animato.
Paulina d'Ambrósio, Alfredo Gomes e Lucília Villa-Lobos.
9. Canto e piano: Mario Emma e Lucília Villa Lobos.
Historietas de Ronald de Carvalho (1920)
a) "Lune d'octobre";
b) "Voilà la vie";
c) "Jois sans retard, car vite s'ecoule la vie".
10) Sonata Segunda - violino e piano - (1914)
a) Allegro non troppo;
b) Largo;
c) Allegro rondó - Prestissimo finale.
Paulina d'Ambrósio e Fructuoso Vianna
11. Solos de piano: Ernani Braga:
a) "Camponesa Cantadeira" - (da Suite Floral) - 1916.
b) "Num berço encantado" - (da Simples Coletânea) - 1919.
c) Dança infernal - 1920.
12) Quarteto Simbólico - Impressões da vida mundana) - flauta, saxofônico, celesta e harpa ou piano.
Com femininas em coro oculto - (1921)
a) Allegro non troppo;
b) Andatino;
c) Allegro, finale.
Pedro Vieira, Antão Soares, Ernani Braga e Fructuoso de Lima Vianna.
Laenny christy Monteiro N°21, 3°MD
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