quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Semana de Arte Moderna - 1922

ESCULTURAS



Victor Brecheret foi sim o destaque na Semana de Arte Moderna, só que além dele mais dois outros artistas apresentaram suas obras no Municipal: Wilhelm Haarberg e Hildegardo Leão Velloso. A intenção principal dos escultores na Semana foi romper com as tendências da Academia, ou seja, assim como nos outros campos artísticos: inovar.

Velloso, ao que tudo indica, entrou para o grupo de expositores de última hora, já que no catálogo da Semana não há nenhuma referência ao artista carioca. A falta de dados faz com que os estudiosos não saibam ao certo o número de obras apresentadas pelo escultor e quais eram suas tendências artísticas exatas.

Nascido em São Paulo, Velloso era de uma família de influências. Conheceu a escultura através dos irmãos Bernadelli com quem estudou não só escultura, mas também modelagem. O escultor fez inúmeros bustos entre eles os de Aureliano Leal, Jackson de Figueiredo, Rui Barbosa entre outros. Foi também premiado num concurso internacional com a maquete do Monumento ao General Urquiza.

Em 1950, tornou-se livre-docente da Cadeira de Escultura da antiga Escola Nacional de Belas Artes.



Laenny christy monteiro 3°MD

Nenhum comentário:

Postar um comentário