INFLUÊNCIAS EXTERNAS
O Modernismo é uma designação ampla da tendência vanguardista de romper com padrões rígidos e caminhar para uma criação mais livre, verificada internacionalmente nas artes e na literatura a partir do fim do século XIX e início do XX. Trata-se de uma reação ao academismo, parnasianismo, romantismo, realismo, naturalismo e simbolismo.
Desde o início do século, o panorama nacional era de identificação e ecletismo. Além de propor uma renovação, o que tem clara influência dos princípios modernizadores estrangeiros, os idealizadores da Semana de 22 defendem a criação de uma arte vinculada à realidade brasileira. Expressam um espírito revolucionário que rejeita a arte do século XIX e as influências estrangeiras do passado, e defende a absorção de algumas tendências estéticas internacionais para que elas se mesclem com as nossas culturas populares e indígenas.
Em 1917, Anita Malfatti realiza a que é considerada de fato a primeira exposição de arte moderna brasileira. Recém-chegada da Europa, ela expõe telas influenciadas pelo cubismo, expressionismo e futurismo que causam escândalo, entre elas A Mulher de Cabelos Verdes.
Laenny Christy monteiro 3°MD N°21
Nenhum comentário:
Postar um comentário