terça-feira, 24 de agosto de 2010

Semana de Arte Moderna de 1922


A semana de arte moderna, também chamada de semana 22 ocorreu em São Paulo entre os dias 13 e 18 de Fevereiro no Teatro Municipal em 1922 em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais.

A semana de arte moderna representou uma verdadeira revolução de linguagem artística, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e corporal, a arte passou então da vanguarda para o modernismo. O evento marcou a época por ter apresentado novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita, a musica através de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas, e das artes plásticas em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade.

Os participantes da semana 22 foram:
Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Plínio salgado, Anita Malfatti, Menotti Del picchia, Guilherme de Almeida, Sergio Milliet, Heitor, Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Entre outros.

Marcelo 3°MD Nº 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário