PRINCIPAIS ARQUITETOS E OBRAS MODERNAS
Entre os arquitetos de destaque no Movimento Moderno brasileiro estão Lúcio Costa, cuja obra e contribuição teórica são de grande importância, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Attilio Correa Lima, os irmãos Marcelo e Milton Roberto e outros.
O início dos anos 30 marca ainda o conflito entre o neo-colonial, estilo dominante na arquitetura brasileira da época e o Modernismo que começava a ganhar espaço.Deve-se observar que o Estado teve papel importante no processo de afirmação do Modernismo brasileiro, enquanto patrocinador de obras que buscaram o Modernismo como símbolo de modernidade e progresso.
O projeto foi orientado pelo próprio Le Cobusier que veio ao Brasil a convite do então Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema. O edifício foi concebido de acordo com os fundamentos modernistas e tornou-se um marco para a arquitetura brasileira, representando a ruptura com as formas aquitetônicas ornamentadas com motivos historicos e simbólicos que eram usados na época.
A imagem de modernidade e progresso que o prédio do Ministério representava estava também vinculada aos ideais de inovação pretendidos pelo Estado Novo- regime político autoritário que vigorou até 1945, quando da deposição de Vargas.
O edifício do Ministério compõe-se de um volume em altura sobre pilotis e um outro mais baixo e perpendicular ao primeiro. Suas fachadas foram tratadas de acordo com a incidência solar, utilizando-se brise-soleils e vidro. No seu interior a planta é livre, isto é, sem paredes fixas, o que permite liberdade de uso. Foram utilizadas fivisórias de madeira que nao chegam até o teto, possibilitando ventilação cruzada. Alguns locais receberam azulejos e muraris do pintor Candido Portinari, artista de destaque do Movimento Moderno brasileiro.
PRÉDIO DO MES. ARQ.: LÚCIO COSTA E EQUIPE.Entre os arquitetos de destaque no Movimento Moderno brasileiro estão Lúcio Costa, cuja obra e contribuição teórica são de grande importância, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Attilio Correa Lima, os irmãos Marcelo e Milton Roberto e outros.
O início dos anos 30 marca ainda o conflito entre o neo-colonial, estilo dominante na arquitetura brasileira da época e o Modernismo que começava a ganhar espaço.Deve-se observar que o Estado teve papel importante no processo de afirmação do Modernismo brasileiro, enquanto patrocinador de obras que buscaram o Modernismo como símbolo de modernidade e progresso.
O projeto foi orientado pelo próprio Le Cobusier que veio ao Brasil a convite do então Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema. O edifício foi concebido de acordo com os fundamentos modernistas e tornou-se um marco para a arquitetura brasileira, representando a ruptura com as formas aquitetônicas ornamentadas com motivos historicos e simbólicos que eram usados na época.
A imagem de modernidade e progresso que o prédio do Ministério representava estava também vinculada aos ideais de inovação pretendidos pelo Estado Novo- regime político autoritário que vigorou até 1945, quando da deposição de Vargas.
O edifício do Ministério compõe-se de um volume em altura sobre pilotis e um outro mais baixo e perpendicular ao primeiro. Suas fachadas foram tratadas de acordo com a incidência solar, utilizando-se brise-soleils e vidro. No seu interior a planta é livre, isto é, sem paredes fixas, o que permite liberdade de uso. Foram utilizadas fivisórias de madeira que nao chegam até o teto, possibilitando ventilação cruzada. Alguns locais receberam azulejos e muraris do pintor Candido Portinari, artista de destaque do Movimento Moderno brasileiro.
1936-1943
A repercussão que o edifício do Ministério obteve pôs em foco o Movimento Moderno e representa o momento em que este movimento ganhou impulso, desenvolvendo-se de firma profunda. A partir de então foram produzidas muitas outras obras Modernistas, da autoria de vários arquitetos, como Affonso Eduardo Reidy, Oscar Niemeyes, os irmãos Roberto e Lúcio Costa.
Aos poucos a Arquitetura Moderna Brasileira foi ganhando destaque no cenário mundial passando a ser utilizada para divulgação da boa imagem brasilebira junto com o café e o futebol.
MAM- MUSEU DE ARTE MODERNA-RJ
ARQ.: AFFONSO EDUARDO REIDY.1954-1967
FOTO: PILOTIS- AZULEJOS DE CANDIDO PORTINARI AO FUNDO.
CONJUNTO RESIDENCIAL DE PEDREGULHO-RJ
ARQ.: AFFONSO EDUARDO REIDY.
PAINEL DE PORTINARI.PRÉDIO DO MÊS.
Apesar dos primeiros exemplares da Arquitetura Moderna no Brasil serem de autoria de arquitetos estrangeiros, é Oscar Niemeyer que se atribuiu a "popularização" deste estilo. Após a eclosão do Movimento Moderno, este subdivide-se em várias tendências estilísticas. No Rio de Janeiro a fusão dos princípios Modernistas europeus com a herança nativa resulta em uma arquitetura de formas mais livres. É nesse aspecto que evidencia-se a originalidade de Oscar Niemeyer.
Abandonando o funcionismo exagerado dos ideias Modernos, Oscar Niemeyer utiliza em suas obras formas curvas mais livres, que buscam a beleza, não sendo o resultado final da obra somente consequência de sua função. Tais características estão presentes no projeto para o Conjunto da Pampulha (1942-1943), em Minas Gerais, obra encomendada pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek.
ARQ.: AFFONSO EDUARDO REIDY.
PAINEL DE PORTINARI.PRÉDIO DO MÊS.
Apesar dos primeiros exemplares da Arquitetura Moderna no Brasil serem de autoria de arquitetos estrangeiros, é Oscar Niemeyer que se atribuiu a "popularização" deste estilo. Após a eclosão do Movimento Moderno, este subdivide-se em várias tendências estilísticas. No Rio de Janeiro a fusão dos princípios Modernistas europeus com a herança nativa resulta em uma arquitetura de formas mais livres. É nesse aspecto que evidencia-se a originalidade de Oscar Niemeyer.
Abandonando o funcionismo exagerado dos ideias Modernos, Oscar Niemeyer utiliza em suas obras formas curvas mais livres, que buscam a beleza, não sendo o resultado final da obra somente consequência de sua função. Tais características estão presentes no projeto para o Conjunto da Pampulha (1942-1943), em Minas Gerais, obra encomendada pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek.
Alunas:
Daiane de Almeida-09
Karolina-19
Livia Almeida-25
Disponível em: http://www.arquiteturamodernacapixaba.hpg.ig.com.br/introd-AMB.html
Daiane de Almeida-09
Karolina-19
Livia Almeida-25
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