sexta-feira, 28 de maio de 2010


O Recanto das Emas do Roberto Cabeça


Carlos Alberto Mendes de Souza, conhecido por 'Roberto Cabeça', é o escultor das emas de concreto instaladas no balão de entrada do Recanto das Emas, símbolo da cidade. Em vez de emas, ele poderia ter esculpido oliveiras de concreto, porque o 'Recanto' quase se chamou 'das Oliveiras'.

Alberto nasceu no dia 20 de dezembro de 1956 em Ituiutaba, Minas Gerais, região do Triangulo Mineiro. Mas veio para Brasília com três anos de idade, em 1959, quando foi morar na Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante. Era ali que se alojavam todos os candangos, como o seu pai, que vinham para construir Brasília. No Recanto das Emas Alberto chegou em 1992, ainda antes da cidade ter sido oficialmente reconhecida. Foi um dos pioneiros da quadra 114.




o Recanto das Emas para Alberto é um ambiente muito bom para morar. A cidade é cortada pelos córregos Monjolo e Vargem da Benção. É muito tranqüila se você souber se relacionar com ela. Alberto, Márcio Rodrigues, o Mixaria (seu filho) e todo o pessoal que trabalha com arte e cultura buscamos sempre levar o nome da nossa cidade para o Distrito Federal e outras partes do Brasil, pelo que ela tem de bom.

O primeiro administrador regional do Recanto das Emas, José Silva, se interessou muito em fazer uma escultura que marcasse a entrada da cidade. Nessa época Alberto trabalhava na feira fazendo miniaturas de pássaros. Foi o amigo dele o Márcio Rodrigues quem me apresentou para o administrador e disse que eu teria condições de fazer essa escultura. Então, em 1993 Alberto fez a primeira ema que, ao ser transportada, sofreu um incidente e quebrou as pernas, por isso até hoje está lá como se estivesse no ninho. A segunda fez em 1996, no próprio local, porque lá precisava ter pelo menos duas emas, afinal, o nome da cidade está no plural. Hoje as emas do balão são internacionalmente conhecidas.
Alberto Cabeça diz:
Esses dias um amigo me ligou lá da Flórida/EUA, para me falar sobre uma conversa de bar que ouviu por lá. Duas pessoas conversavam sobre Brasília e uma falou para a outra: "quando você chegar num balão que tem duas emas, a próxima cidade é Samambaia". Para mim, ter feito as emas é muito importante, porque agora, além de artesão, sou considerado também artista plástico.



Riminy Souza dos Anjos nº:32

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.casteloforte.com.br/imagens/fotsoc58.jpg&imgrefurl=http://www.casteloforte.com.br/sociedade10.php&usg=__4-Nc7sBJEphMbJI0czBwJr7jnHY=&h=333&w=250&sz=72&hl=pt-BR&start=10&sig2=4tnca_9oJmGmRORsqVOLTQ&um=1&itbs=1&tbnid=CEHvIAy0Cyvh_M:&tbnh=119&tbnw=89&prev=/images%3Fq%3Drecanto%2Bdas%2Bemas%2Bquem%2Bfez%2Bas%2Bemas%253F%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26tbs%3Disch:1&ei=AzAATLCIBYS0lQeem-juCQ

Um comentário: